quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lógica


A construção do conhecimento lógico matemático começou quando o homem se deu conta das relações quantitativas que podiam ser estabelecidas entre os objetos, levando em consideração um conjunto de características. Surgiu então a Matemática, elaborada de acordo com o modo que os homens resolviam problemas surgidos no cotidiano.
O construtivismo coloca que os alunos não podem aprender bem a matemática através de exercícios impostos, toneladas de teoremas e conceitos, onde a passividade mental e obediência bloqueiam o raciocínio, a criatividade e torna a matemática desinteressante e maçante, não atendendo suas perspectivas futuras.
O raciocínio lógico, que é colocado em grande parte dos vestibulares, ENEM e concursos públicos, assombram a maioria dos candidatos. São questões que exigem muita criatividade, malícia e certeza e a não ser que o candidato já tenha visto coisa semelhante, não podem ser resolvidas nos três a cinco minutos disponíveis por questão, habilidade tão "exigida" e "treinada" nos cursinhos preparatórios.
Como professora da área de Matemática, com especialização nos anos iniciais, alerto que existe essa lacuna, e que a mesma precisa ser preenchida sim, desde os anos iniciais.
O Raciocínio lógico, é cheio de desafios e prepara o ser humano para este e para o próximo milênio. Se até agora tivemos o século das máquinas e da tecnologia, o primeiro século do próximo milênio vai ser, com certeza o do pensar.
Algumas atividades já trazem essa abordagem, visando preencher a tal lacuna vazia! Que tal experimentar?



































































































































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